A Princesa e o Grão de Ervilha

Um Conto de Hans Christian Andersen

Ilustrações: desconhecido


Era uma vez um príncipe que desejava para esposa uma princesa – mas devia ser uma verdadeira prin­cesa! Viajou, pois, por todo o mundo para achá-la. Prin­cesas é que não faltavam, mas todas tinham os seus senões, e ele nunca chegava a certificar-se se eram de fato verdadeiras princesas, tais eram as falhas que sem­pre descobria nelas. Voltou para casa triste e abatido. Desejava tanto encontrar uma verdadeira princesa!

Uma noite sobreveio tremenda tempestade; relâm­pagos rasgavam o céu, o trovão rolava, e a chuva caía aos borbotões. Era uma coisa horrível! Foi quando al­guém bateu à porta do castelo. E o próprio rei foi abrir.

Lá fora estava uma princesa. Mas quanto sofrerá ela com a chuva e a tempestade! A água corria-lhe pelos cabelos e pelas vestes, entrava pelo bico dos sa­patos e saía pelo calcanhar. Disse ela que era uma princesa verdadeira.

- É o que vamos ver! – pensou a velha rainha ao vê-la.

Nada disse, porém. Foi ao quarto, tirou toda a roupa da cama e colocou um grão de ervilha sobre o es­trado. Depois, tomou vinte colchões e colocou-os segui­damente por cima da ervilha. Sobre os colchões, colocou vinte acolchoados de pena.

Ali a princesa devia dormir aquela noite.

Pela manhã, perguntaram-lhe como tinha dormido.

- Muito mal! – disse ela. – Não pude pregar olho a noite toda! Sabe Deus o que havia naquela ca­ma! Estive deitada sobre alguma coisa dura, que me deixou com o corpo marcado. Um horror!

Viram então que se tratava de uma verdadeira prin­cesa, já que ela sentira o grão de ervilha através de vinte colchões e vinte acolchoados. Só mesmo uma verdadeira princesa teria uma pele tão sensível!

O príncipe tomou-a por esposa, pois sabia que en­contrara uma verdadeira princesa. O grão de ervilha foi colocado no museu do palácio, onde ainda está, se é que ninguém o levou.

Vejam só que bela história!

 

About these ads

One Response to “A Princesa e o Grão de Ervilha”

  1. rafaela

    é muito legal
    ASS:Rafaela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.